sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O Guia Completo do Corpo Humano


O Guia Completo do Corpo Humano







  • Quando nós nos dobramos os nossos membros através de sinais de tensão passam mensagens ao cérebro para evitar que os nossos músculos se dobrassem em demasia e sofressem lesões.

  • No ouvido interno existem 2 órgãos em a forma de saco que contêm um liquido que imite sinais para o cérebro. Quando viramos a cabeça entra sol nos nossos ouvidos e por isso o liquido transmite uma mensagem ao cérebro que nos faz saber o lado para que viramos a cabeça.

  • Quando estamos no espaço nós ficamos diferentes. Os cristais dos ouvidos deixam de funcionar e não temos pontos de referenciam pois não estamos habituados a ver as coisas ao contrário.

Quando os astronautas regressam sentem uma espécie de enjoo porque os cristais dos ouvidos ainda não estão adaptados à visão.

Um astronauta pode precisar de várias semanas para se conseguir adaptar à gravidade, correndo assim um grande risco de queda que poderia estragar a missão.

  • A mão está a adaptar-se há 10 M.a., a nossa mão consegue ser muito versátil podendo fazer milhares de movimentos diferentes que podem ser suaves ou brutos.
Há 13 M.a. os humanos começaram a conseguir andar de pé direitos.
Uma cientista teve a fazer uma experiência para analisar como seriam os músculos da mão de Lucy, tentaram fazer um instrumento como os que eles faziam para analisar o tipo de movimentos. A cientista concluiu que a Lucy não conseguia mexer muito bem o dedo mindinho o que lhe ajudava a segurar um osso para ela poder bater com o osso mais facilmente e que tinha o dedo indicador meio inclinado ajudando.lhe a segurar uma pedra o que lhe ajudava a lançar a pedra mais facilmente.


  • Constroiram um robô que através de mensagens transmitidas por nós poderia-nos emitar.

  • Os olhos são bastante sensíveis, por ex. conseguem detecta grãos de pó.
  • O sensor de tacto activa 5 mil sensores que existem na pele.
  • A vibração dos ouvidos é diferente consoante o sítio e a intensidade do som, ajudando a identificar o sítio de onde provem o som.

  • A língua tem milhares de papilas gustativas para poder identificar os diversos sabores, como, o doce, o salgado, ...

  • O olfacto consegue identificar milhares de odores. As moléculas dos odores assim que conseguem atingir o sector correcto originam correntes eléctricas que vão para o nosso cérebro e nos transmite emoções e sentimentos.
  • A visão é a parte do cérebro que ocupa mais espaço, ocupando mais espaço do que todos os outros sentidos juntos.
  • O cérebro distingue em pequenos segundos os milhares de "choque" eléctricos.

  • Um neurocirurgião está a tentar dar visão aos cegos. Fizeram uma experiência num peixe dourado e verificaram que se cortassem um membro da visão ao fim de um tempo o peixe volta a reconstruí lo conseguindo voltar a ver, por isso, o neurocirurgião está a tentar perceber como é que isso poderia acontecer também em nós.

Numa universidade estão a tentar ajudar os cegos a identificar as coisas através de sons. Os cegos conseguem distinguir objectos através do som identificando as linhas rectas das horizontais, no filme amostravam um exemplo de um cego a identificar através dos sons um edifício . Estam a tentar criar um aparelho que os cegos possam ter e através deste processo consigam identificar as diversas coisas substituindo a bengala e/ou o cão guia.

  • As imagens podem ser identificadas no nosso cérebro individualmente ou em conjuntos.
  • O cérebro é o responsável por todas as actividades do corpo.
  • Tudo é formado por células "eléctricas" que mandam sinais eléctricos que transmitem mensagens ao cérebro.
  • A parede exterior da célula permite-lhe recolher o que necessita para se alimentar e sobreviver.
  • As visiculas normalmente demoram segundos ao seu destino mas às vezes chegam a demorar até 4 dias.
As visiculas quando chegam ao seu destino deixam a são carga e voltam a sair para voltar a repetir o seu trabalho.
  • As células são as responsáveis por tudo, por exemplo, se fisermos uma ferida são elas que as vão lá curar, mas às vezes, raramento, isto não acontece e nesse caso tentam-se fazer outras coisas para a pele se curar, às vezes metem uma pele artificial. A pele volta a crescer, porque o tecido artificial ajuda as células a relembrarem-se do que devemfazer para reconstituir a pele no sítio da ferida. Eles utilizam a pele que os recem-nascidos deixam porque a pele cresce mais depressa.

  • Os cientistas acham que a nossa consciencia pode ser explicada por processos artíficiais (mas ainda não testaram).

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Revoluções Alimentares

A Revolução Alimentar, é uma mudança drástica da forma como o homem obtém alimentos. Houve três revoluções alimentares.

  • Antes da 1ª Revolução Alimentar o homem era nómada e com o seu extinto para apanhar vegetais e frutos e para caçar ou pescar tinha uma alimentação equilibrada .

  • Quando a 1ª Revolução Alimentar aconteceu o homem passou de nómada a sedentário. O homem percebeu que podia plantar vegetais e criar animais, assim poderia ficar a viver sempre no mesmo sítio. Mas com esta revolução o homem passa a comer apenas o que produz, ou seja, os agricultores vegetais e os que tratavam de animais animais, por isso, a alimentação passa de equilibrada a desequilibrada.

  • Quando a 2ª Revolução Alimentar aconteceu o homem sedentário passou a trocar os seus produtos por outros. Com isto a alimentação passou outra vez a ser equilibrada.

  • A 3ª Revolução Alimentar aconteceu com o aparecimento da moeda. O homem deixa de trocar os produtos e passa a comprar os alimentos com dinheiro.Com esta revolução a alimentação passa outra vez a ser desequilibrada, esta revolução vem até aos nossos dias. Os homens têm uma alimentação desequilibrada porque não sabem o que devem comer ou porque não têm dinheiro para comprar os alimentos que precisam. Por isso temos de voltar a aprender a saber o que comer e em que quantidades para voltarmos a ter uma alimentação saudável. Para nos ajudar a isso podemos tentar sempre seguir a roda dos alimentos , consultar um nutricionista e evitar algum tipo de comidas, como por exemplo, o fast food.