domingo, 7 de dezembro de 2008

Super Size Me - filme

No dia 16 de Novembro fomos ao auditório ver o filme "Super Size Me", sobre o senhor Morgan que durante um mês decidiu fazer uma "dieta Mc Donalds", isto, para provar o mal que o Mc Donalds faz, durante 30 dias todas as suas refeições passaram a ser do Mc Donalds.

Morgan vivia na América que é o país com a população mais gorda e que mais exagera no tamanho das refeições por exemplo: O menor tamanho de refrigerante na América é o maior em França.

Durante este tempo Morgan foi acompanhado por médicos de várias especialidades: clínica geral, cardiologia e gastroentrologia, foi também acompanhado por uma nutricionista e foi a um Personal Trainer.
Antes da "dieta" de Morgan começar a sua saúde estava boa e os testes físicos que ele realizou também mostravam que a sua forma física era boa para a sua idade. Antes de começar o seu peso era de 84 Kg.

Pouco tempo depois de ter começado a sua dieta, no 2º dia, Morgan já tinha vomitado ao comer uma das suas refeições McDonalds, sentia dores de cabeça e de barriga.

Morgan foi ficando com vários problemas e o seu peso sempre a aumentar excepto no 16º dia que perdeu 0,5 porque perdeu músculo.
Alguns exemplos do seu aumento de peso: antes de começar pesava 84 Kg, no 5º dia já pesava 88,5Kg, no 12º dia aproximadamente 92Kg, no 16º dia baixou para 91,5 Kg e no fim da sua dieta pesava aproximadamente 95,5 Kg.

As várias dores que ele sentiu foram dores de peito, de cabeça, de barriga, ... A sua "dieta Mc Donalds" causou-lhe problemas como excesso de peso, tensão arterial alta, problemas respiratórios e cardíacos, aumento do I.M.C. e do risco de enfarte, para além destes problemas o seu fígado ficou destruído ,quase que deixou de funcionar, como se fosse o fígado de um alcoólico e sentia-se deprimido.

O número de crianças na América a quererem comer Mc Donalds também aumenta devido a desenhos animados do Ronald Mc Donalds e a publicidade ao Mc Donalds por exemplo aos brinquedos que vem com o Happy Meal, fizeram um estudo com algumas crianças e verificaram que elas conheciam melhor o Ronald Mc Donalds do que Jesus Cristo ou George Bush.

Mas este estudo sobre o Mc Donalds não prova totalmente que o Mc Donalds é prejudicial à saúde porque se eu decidir passar a comer sempre o mesmo a todas refeições provavelmente aconteceria-me o mesmo.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Álcool e Drogas

Em Novembro fomos ao auditório ver uma campanha para nos alertar dos efeitos do álcool e das drogas.
Álcool:
A venda de álcool em Portugal é permitida a partir dos 16 anos.
Existem vários tipos de bebidas com álcool, ex: cerveja, vinho e shots. Os shots são mais perigosos porque não sabemos a percentagem de álcool que contêm.
O álcool afecta o comportamento das pessoas (ex. torna-as agressivas) e por vezes faz com que as pessoas não se lembrem do que fizeram enquanto estavam bêbadas. Quando as pessoas deixam de estar sobre o efeito do excesso de álcool ficam com ressacas.
A Longo Prazo o excesso de álcool causa problemas:
  • no cérebro - pode provocar síncope e perdas de memória.
  • intestino - úlceras, inchaço do pâncreas, inflamação do revestimento das paredes do estômago e pode levar à hospitalização.
  • fígado - inchaço do fígado (hepatite), destruição do fígado (cirrose) e morte.
  • coração - pode provocar arritmias, aumenta a tensão arterial e pode provocar ataques cardíacos.
  • sistema imunitário - danos no sistema imunitário que provoca a incapacidade do corpo para reagir às infecções.
  • gravidez - o bebé pode nascer com deformações e o desenvolvimento da criança pode ficar afectado.
  • obesidade - provoca aumento do peso.

Quando bebemos álcool não devemos conduzir pois o álcool altera o comportamento da pessoa, o tempo de reacção aumenta e a visão é afectada. Por isso, se por exemplo, formos a uma discoteca e tivermos bebido não podemos conduzir, neste caso teríamos de vir de transportes públicos ou telefonar aos nossos pais e explicar a situação pedindo para eles nos virem buscar.

Drogas

As drogas podem destruir a vida de uma pessoa mesmo que seja a primeira vez que esteja a consumi-las pois podem causar vicio ou mesmo levar à morte. Por isso se nos derem não devemos aceitar a pensar que é só uma vez porque isso pode estragar a nossa vida para sempre.

Os traficantes de droga normalmente oferecem as primeiras doses para a pessoa ficar viciada. Depois da pessoa estar viciada faz tudo o que for preciso para conseguir o dinheiro para comprar droga, transformando-se numa criminosa. Os traficantes não se importam com a pessoa a quem eles vendem a droga, não se preocupam com a sua saúde nem como é que a pessoa arranja o dinheiro o que eles querem é ganhar dinheiro para eles. Algumas drogas são: anfetaminas, nitrato de amilo, barbitúricos, benzodiazepinas, cannabis, ecstasy, heroína, LSD, cogumelos mágicos e solventes).

http://br.youtube.com/watch?feature=related&v=s95GAVC8QNQ

Este vídeo mostra as desigualdades no Mundo a nível alimentar através de doenças opostas a Subnutrição e Fome VS a Sobrenutrição e a Obesidade, ambas as situações causam doenças graves e levam à morte.

A subnutrição existe nos países em desenvolvimento porque as pessoas não têm dinheiro para comprar o que necessitam, é quando não consumimos os nutrientes (que estão nos alimentos) necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Enquanto a sobrenutrição acontece nos países desenvolvidos porque as pessoas comem mais do que necessitam, é quando ingerimos os nutrientes numa quantidade maior do que a necessária para o bom funcionamento do nosso organismo.

Tabela dos nutrientes

O minha tabela com o resumo dos nutrientes está publicada no site referido abixo:

http://docs.google.com/Doc?id=dchmhz68_5d5gmh6fg&hl=en