sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Revoluções Alimentares

A Revolução Alimentar, é uma mudança drástica da forma como o homem obtém alimentos. Houve três revoluções alimentares.

  • Antes da 1ª Revolução Alimentar o homem era nómada e com o seu extinto para apanhar vegetais e frutos e para caçar ou pescar tinha uma alimentação equilibrada .

  • Quando a 1ª Revolução Alimentar aconteceu o homem passou de nómada a sedentário. O homem percebeu que podia plantar vegetais e criar animais, assim poderia ficar a viver sempre no mesmo sítio. Mas com esta revolução o homem passa a comer apenas o que produz, ou seja, os agricultores vegetais e os que tratavam de animais animais, por isso, a alimentação passa de equilibrada a desequilibrada.

  • Quando a 2ª Revolução Alimentar aconteceu o homem sedentário passou a trocar os seus produtos por outros. Com isto a alimentação passou outra vez a ser equilibrada.

  • A 3ª Revolução Alimentar aconteceu com o aparecimento da moeda. O homem deixa de trocar os produtos e passa a comprar os alimentos com dinheiro.Com esta revolução a alimentação passa outra vez a ser desequilibrada, esta revolução vem até aos nossos dias. Os homens têm uma alimentação desequilibrada porque não sabem o que devem comer ou porque não têm dinheiro para comprar os alimentos que precisam. Por isso temos de voltar a aprender a saber o que comer e em que quantidades para voltarmos a ter uma alimentação saudável. Para nos ajudar a isso podemos tentar sempre seguir a roda dos alimentos , consultar um nutricionista e evitar algum tipo de comidas, como por exemplo, o fast food.

Sem comentários: