sábado, 6 de dezembro de 2008

Álcool e Drogas

Em Novembro fomos ao auditório ver uma campanha para nos alertar dos efeitos do álcool e das drogas.
Álcool:
A venda de álcool em Portugal é permitida a partir dos 16 anos.
Existem vários tipos de bebidas com álcool, ex: cerveja, vinho e shots. Os shots são mais perigosos porque não sabemos a percentagem de álcool que contêm.
O álcool afecta o comportamento das pessoas (ex. torna-as agressivas) e por vezes faz com que as pessoas não se lembrem do que fizeram enquanto estavam bêbadas. Quando as pessoas deixam de estar sobre o efeito do excesso de álcool ficam com ressacas.
A Longo Prazo o excesso de álcool causa problemas:
  • no cérebro - pode provocar síncope e perdas de memória.
  • intestino - úlceras, inchaço do pâncreas, inflamação do revestimento das paredes do estômago e pode levar à hospitalização.
  • fígado - inchaço do fígado (hepatite), destruição do fígado (cirrose) e morte.
  • coração - pode provocar arritmias, aumenta a tensão arterial e pode provocar ataques cardíacos.
  • sistema imunitário - danos no sistema imunitário que provoca a incapacidade do corpo para reagir às infecções.
  • gravidez - o bebé pode nascer com deformações e o desenvolvimento da criança pode ficar afectado.
  • obesidade - provoca aumento do peso.

Quando bebemos álcool não devemos conduzir pois o álcool altera o comportamento da pessoa, o tempo de reacção aumenta e a visão é afectada. Por isso, se por exemplo, formos a uma discoteca e tivermos bebido não podemos conduzir, neste caso teríamos de vir de transportes públicos ou telefonar aos nossos pais e explicar a situação pedindo para eles nos virem buscar.

Drogas

As drogas podem destruir a vida de uma pessoa mesmo que seja a primeira vez que esteja a consumi-las pois podem causar vicio ou mesmo levar à morte. Por isso se nos derem não devemos aceitar a pensar que é só uma vez porque isso pode estragar a nossa vida para sempre.

Os traficantes de droga normalmente oferecem as primeiras doses para a pessoa ficar viciada. Depois da pessoa estar viciada faz tudo o que for preciso para conseguir o dinheiro para comprar droga, transformando-se numa criminosa. Os traficantes não se importam com a pessoa a quem eles vendem a droga, não se preocupam com a sua saúde nem como é que a pessoa arranja o dinheiro o que eles querem é ganhar dinheiro para eles. Algumas drogas são: anfetaminas, nitrato de amilo, barbitúricos, benzodiazepinas, cannabis, ecstasy, heroína, LSD, cogumelos mágicos e solventes).

1 comentário:

..:::Tiago:::.. disse...

nao concordo, existem certas drogas apeladas de destruidoras, mas de facto nao destroem nao viciam sao o caso do lsd e dos cogumelos magicos, por acaso ja leste a historia do lsd, e as tribos amazonicas que usavam cogumelos magicos para comunicar com os seus deus...

todas as drogas naturais, usadas ao longo dos anos nao fazem mal em abuso... se bem k algumas como a cocaina e a heroina podem destruir a vida a uma pessoa...

ha drogas e drogas, e ate conheço um ex toxicodependente que mais facilmente se conseguiu ver livre do vicio de heroina do que o de alcool