domingo, 7 de dezembro de 2008

Super Size Me - filme

No dia 16 de Novembro fomos ao auditório ver o filme "Super Size Me", sobre o senhor Morgan que durante um mês decidiu fazer uma "dieta Mc Donalds", isto, para provar o mal que o Mc Donalds faz, durante 30 dias todas as suas refeições passaram a ser do Mc Donalds.

Morgan vivia na América que é o país com a população mais gorda e que mais exagera no tamanho das refeições por exemplo: O menor tamanho de refrigerante na América é o maior em França.

Durante este tempo Morgan foi acompanhado por médicos de várias especialidades: clínica geral, cardiologia e gastroentrologia, foi também acompanhado por uma nutricionista e foi a um Personal Trainer.
Antes da "dieta" de Morgan começar a sua saúde estava boa e os testes físicos que ele realizou também mostravam que a sua forma física era boa para a sua idade. Antes de começar o seu peso era de 84 Kg.

Pouco tempo depois de ter começado a sua dieta, no 2º dia, Morgan já tinha vomitado ao comer uma das suas refeições McDonalds, sentia dores de cabeça e de barriga.

Morgan foi ficando com vários problemas e o seu peso sempre a aumentar excepto no 16º dia que perdeu 0,5 porque perdeu músculo.
Alguns exemplos do seu aumento de peso: antes de começar pesava 84 Kg, no 5º dia já pesava 88,5Kg, no 12º dia aproximadamente 92Kg, no 16º dia baixou para 91,5 Kg e no fim da sua dieta pesava aproximadamente 95,5 Kg.

As várias dores que ele sentiu foram dores de peito, de cabeça, de barriga, ... A sua "dieta Mc Donalds" causou-lhe problemas como excesso de peso, tensão arterial alta, problemas respiratórios e cardíacos, aumento do I.M.C. e do risco de enfarte, para além destes problemas o seu fígado ficou destruído ,quase que deixou de funcionar, como se fosse o fígado de um alcoólico e sentia-se deprimido.

O número de crianças na América a quererem comer Mc Donalds também aumenta devido a desenhos animados do Ronald Mc Donalds e a publicidade ao Mc Donalds por exemplo aos brinquedos que vem com o Happy Meal, fizeram um estudo com algumas crianças e verificaram que elas conheciam melhor o Ronald Mc Donalds do que Jesus Cristo ou George Bush.

Mas este estudo sobre o Mc Donalds não prova totalmente que o Mc Donalds é prejudicial à saúde porque se eu decidir passar a comer sempre o mesmo a todas refeições provavelmente aconteceria-me o mesmo.

Sem comentários: