domingo, 31 de maio de 2009

Aparelho Respiratório

Órgãos do Aparelho Respiratório



O aparelho respiratório é constituído pelas vias respiratórias, pelos pulmões e pelos órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.

  • As vias respiratórias são as fossas nasais, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares.
  • Os pulmões direito e esquerdo. O direito é constituído por 3 lóbulos e o esquerdo é constituído por 2 lóbulos.
  • Os órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios são o diafragma, os músculos intercostais e as costelas.
Morfologia e Fisiologia dos órgãos do Aparelho Respiratório
  • As fossas nasais são 2 orifícios que se localizam desde as narinas até à faringe e estão revestidas por uma mucosa que contém pêlos, que limpam as impurezas do ar. As fossas nasais servem para filtrar, humedecer e aquecer o ar.
  • A faringe é o orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e digestivo através da epiglote. Situa-se entre as fossas nasais, a cavidade bucal e a laringe.
  • A laringe é o órgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais, que são 2 pregas, ou seja, 2 fibras elásticas que vibram com a passagem do ar originado o som. É um tubo revestido por cartilagens.
  • A Traqueia é um tubo com cerca de 10 a 12cm de comprimento por 1,5cm de diâmetro e que se localiza na parte central da cavidade torácica e anterior ao esófago.
    O tubo interiormente é constituído por tecido muscular que está revestido por cílios e exteriormente é revestido por anéis cartilagíneos que estão incompletos e ligados na parte de trás por uma membrana e músculos, mantêm-se assim abertos para permitir a passagem de ar.
  • Os Brônquios são dois tubos menores que se bifurcam da traqueia e levam o ar aos pulmões. Os brônquios estão revestidos por tecido muscular ciliado e por anéis cartilagíneos.
  • Os Bronquíolos são ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.
  • Os Alvéolos pulmonares são pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar.
  • Os pulmões são dois sacos esponjosos revestidos por uma dupla membrana a pleura. O pulmão direito é ligeiramente maior e está dividido em 3 lóbulos enquanto que o pulmão esquerdo está dividido em 2 lóbulos.
    A pleura é uma membrana lisa que permite que os pulmões movam-se suavemente durante cada movimento respiratório.A pleura recobre os pulmões, contornando-os na sua parte posterior, e reveste a face interna da parede torácica. Normalmente quase não existe espaço entre as duas camadas lubrificadas da pleura. Uma camada desliza suavemente sobre a outra durante a expansão e a contracção pulmonar.

    Estruturas que auxiliam os movimentos respiratórios
  • Os pulmões e outros órgãos contidos na cavidade torácica que estão protegidos por uma armadura óssea formada pelo esterno, pelas costelas e pela coluna vertebral.
  • Os doze pares de costelas curvam-se em torno do tórax. Na região posterior do corpo, cada par de costelas une-se às vértebras. Na região anterior do corpo, os sete pares de costelas superiores unem-se directamente ao esterno através de cartilagens costais. O oitavo, o nono e o décimo par de costelas unem-se à cartilagem do par superior; as costelas dos dois últimos pares, as costelas flutuantes, são mais curtas e não se unem na região anterior do corpo. Os músculos intercostais, localizados entre as costelas, facilitam a movimentação do gradil costal e assim auxiliam na respiração.
  • O diafragma é o músculo mais importante utilizado na respiração, é uma bainha muscular em forma de sino que separa os pulmões do abdómen. O diafragma fixa-se na base do esterno, nas porções inferiores do gradil costal e na coluna vertebral. Quando o diafragma contrai o tamanho da cavidade torácica , aumenta e consequentemente os pulmões expandem.


Movimentos Respiratórios

Os movimentos respiratórios são a inspiração e a expiração.
Na inspiração o ar entra pelas fossas nasais, onde é aquecido e filtrado, passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Dá-se a hematose pulmonar, que é a troca de Co2 por O2 através da difusão.
No movimento de inspiração os músculos intercostais contraem-se as costelas sobem e deslocam-se para fora, aumentando a cavidade torácica e o esterno acompanha o movimento. O diafragma contrai e desce. Os pulmões expandem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.
Na expiração o ar carregado de CO2 dos alvéolos pulmonares passa pelos bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe e sai para o exterior pelas fossas nasais ou pela boca.
No movimento de expiração, os músculos intercostais relaxam e as costelas descem e deslocam-se para dentro, o esterno acompanha o movimento. O diafragma relaxa e sobe. Os pulmões contraem e o ar sai dos pulmões carregado de dióxido de carbono.

Fisiologia dos órgãos do aparelho respiratório

O sistema respiratório tem como função a troca de oxigénio e de dióxido de carbono (gases).
A
hematose pulmonar é a troca de CO2 por 02.
Esta troca ocorre entre os milhões de alvéolos pulmonares e os capilares
que os circundam.
O oxigénio inalado passa dos alvéolos pulmonares para o sangue nos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos capilares para o interior dos alvéolos pulmonares através de um fenómeno, a difusão que é os gases passarem de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.

Sem comentários: